• Objetivo:

Capacitar os participantes a desenvolver o Plano Mestre de Validação de Limpeza e elaborar seus Protocolos, além de responder às dúvidas e problemas do dia-a-dia das empresas.

Objetivos:                 

- Ter uma visão do panorama de Validação como evolução do conceito de Qualidade e de como uma das principais ferramentas da Garantia de Qualidade.
- Aprender os tipos de Validação e entender o quê, por que, como, onde e quando fazer.
- Conhecer as exigências de órgãos internacionais e, sobretudo a adequação local de procedimentos dos laboratórios farmacêuticos.
- Aprender a elaborar o seu Plano Mestre de Validação e a realizar a implantação de procedimentos básicos de validação, entendendo a importância e a amplitude do conceito de se validar um processo farmacêutico.

As indústrias estão substituindo muitas atividades através de processos manuais por sistemas computadorizados, e neste caso as Agências Regulatórias exigem que estes sistemas tenham padrões de validação e de rastreabilidade para acompanhar a evolução e elevar a confiabilidade dos processos. O setor regulado deve garantir a segurança de seus processos produtivos com o uso das novas tecnologias. O gerenciamento de risco eficiente deve ser implementado e um trabalho de equipe multidisciplinar estimulado, incluindo as áreas de Tecnologia da Informação (TI), para obter confiabilidade aliada à segurança de dados e rastreabilidade.

Professor: Valéria Yugue