O webinar foca na abordagem sistemática de Desenvolvimento Farmacêutico definida por Quality by Design (QbD), conforme o ICH Q8(R2). O QbD foca na geração de conhecimento sobre o produto por meio de experimentações realizadas durante o seu desenvolvimento. Para isso, deve-se planejar racionalmente um desenho de experimentos (DoE) que tenha viabilidade operacional (tempo e custo de execução) e confiabilidade para gerar análises estatísticas que culminem em afirmações seguras que respaldem tomadas de decisão. A abordagem sistemática do QbD envolve: 

  • Definição do Perfil de Qualidade desejado do Produto (QTPP).
  • Definição dos Atributos Críticos da Qualidade (CQAs) do produto.
  • Avaliação de risco: Vincular atributos de matérias-primas e parâmetros de processo com CQAs e realizar avaliação de risco.
  • Design Space: Desenvolver o produto dentro de sua máxima performance (opcional e não obrigatório).
  • Estratégia de Controle: Desenvolver e Implementar uma estratégia de controle.
  • Melhora Contínua: Gerenciar o ciclo de vida do produto incluindo melhoria contínua.

O curso tem por objetivo apresentar e aplicar na prática os principais conceitos, ferramentas e técnicas de gestão de projetos e contribuir efetivamente para o sucesso dos projetos executados.

São empregados exemplos de projetos e questões elaboradas pelos próprios participantes como forma de contribuição objetiva para a aplicação prática dos conhecimentos. Também são utilizados modelos de formulários para o desenvolvimento prático de um plano de projeto durante o curso.

As empresas de uma forma geral vem investindo cada vez mais na educação corporativa como forma de desenvolvimento das competências que lhes são necessárias para a operação, manutenção do capital intelectual e para ganhos em competitividade. Uma das formas empregadas é por meio de multiplicadores do conhecimento que muitas vezes são também formados dentro das organizações. O treinamento busca oferecer aos participantes os principais conceitos, técnicas e práticas aplicadas aos multiplicadores, facilitando o seu trabalho e melhorando os resultados dos treinamentos.

Canal de comunicação por videoconferencia.